sábado, 12 de maio de 2012

Treinamento Olímpico - Aula do dia 19/05

Turminha, bom dia!

Segue abaixo um material que quero que vocês façam uma pré-leitura e tragam idéias para a aula do dia 19/05 (Sábado - 8h às 12h - no Prédio Administrativo) - (Vou falar com alguns alunos do 2º EM ainda...).

A nossa aula será sobre Combinatória - um dos principais assuntos em Olimpíadas de Matemática como a OBM e OBMEP. Assunto que normalmente é visto apenas no 2º ano do Ensino Médio.

Iremos utilizar o material do PIC OBMEP: Apostila 2: Métodos de Contagem e Probabilidade. Clique no link abaixo e imprimam para que façam a leitura da pág. 1 a 23:


Vou ver se consigo tirar uma cópia da minha apostila impressa e deixar na LED, o que diminui pela metade o número de folhas... Quero deixar também uma lista de exercícios com questões de Olimpíadas...

Pesquisas sobre o assunto em livros e na internet são bem vindas (procure por palavras como: Princípio Fundamental da Contagem, Princípio Aditivo e Multiplicativo da Contagem, Arranjos, Permutações e Combinações...)

----
Sugiro para uma próxima oportunidade, que vocês façam o download do vídeo sobre Teorema de Pitágoras (25 min. e 91,3 MB) feito especialmente pelo Prof. Wagner do IMPA para a OBMEP clicando no link abaixo:


Se quiserem eu posso disponibilizar futuramente o vídeo em um dos computadores do laboratório de informática da escola para cópias...

Para aqueles que querem muito conquistar uma medalha, segue abaixo links com um material muito rico sobre Olimpíadas:

Banco de Questões da OBMEP: http://www.obmep.org.br/banco.htm
Apostilas da OBMEP - PIC: http://www.obmep.org.br/prog_ic_2010/apostila2010.html
Provas anteriores da OBMEP: http://www.obmep.org.br/provas.htm
Provas anteriores da OBM: http://www.obm.org.br/opencms/provas_gabaritos/
Revista Eureka OBM: http://www.obm.org.br/opencms/revista_eureka/

 
Bons estudos e nos vemos durante a semana!

Abraços,

Prof. Orlando Eduardo Ferri

Nenhum comentário:

Postar um comentário