Olá, s2ão!
Com o intuito de auxiliá-los na recuperação e numa melhor compreensão da Trigonometria no Círculo Trigonométrico, segue abaixo alguns links para estudo e interação de vocês.
Acessem os dois Links com letras garrafais, que levarão vocês a sites com softwares interativos sobre Trigonometria.
A 2ª parte é muito interessante e tem um comentário no Livro Didático de vocês (Pág. 338) sobre sua aplicação na Física - "Movimento Harmônico Simples - MHS" aplicada a fenômenos periódicos com molas.
Espero que vejam e gostem!
Abraços,
Prof. Orlando
-----
1ª PARTEDando início ao nosso trabalho utilizaremos o software “Conceitos Fundamentais da Trigonometria”, que se encontra acessível em:
rived.mec.gov.br/atividades/matematica/mundo_trigonometria/index.html
Esse objeto de aprendizagem trabalha com as relações trigonométricas do triangulo retângulo, tomando como base para exemplos e aplicações o jogo de Bilhar.
Inicialmente são feitas apresentações do objeto e das relações entre a trigonometria e o cotidiano, em seguida aparece uma tela com links que podem ser acessados pelos alunos. Em “Introdução” e “Noções Básicas” são apresentadas as definições de arcos, ângulos e circulo trigonométrico.
No item “As Funções Trigonométricas” o aluno será apresentado as funções seno, co-seno e tangente, suas definições e gráficos, através de textos e animações, alem de uma atividade que serve de auxilio para a melhor compreensão do trabalho com o circulo trigonométrico e o gráfico da função.
No item “As Funções Trigonométricas” o aluno será apresentado as funções seno, co-seno e tangente, suas definições e gráficos, através de textos e animações, alem de uma atividade que serve de auxilio para a melhor compreensão do trabalho com o circulo trigonométrico e o gráfico da função.
DICA: Para que seja possível dar continuidade a atividade é de extrema importância que os alunos conheçam as Relações Trigonométricas no Triangulo Retângulo. Esses conceitos estão nos vídeos indicados no item “Recursos Complementares”(Veja aqui: Vídeo 1, Vídeo 2 e Vídeo 3).
Dando seqüência as atividades os alunos poderão acessar o link “Aplicações”, onde é apresentada uma atividade onde o aluno deve calcular o ângulo de um triângulo, conhecendo as medidas dos catetos, em seguida eles devem encontrar o valor da hipotenusa, para que seja possível dar uma “tacada” onde a bola entre na caçapa do Jogo de Bilhar.
DICA: Após a aplicação do software o professor pode trabalhar com exemplos e exercícios que envolvam o estudo do triângulo retângulo e suas relações trigonométricas.
2ª PARTE
Nessa segunda parte trabalharemos com o software “Trigonometria com Molas”, que está disponível em:
rived.mec.gov.br/atividades/matematica/trigonometria_molas/mat1_ativs1.swf
Esse software aborda uma aplicação dos conceitos de gráficos de funções trigonométricas envolvendo o estudo do conteúdo de Física “Movimento Harmônico Simples”. Ele é dividido em duas atividades que apresentam animações e simulações do trabalho com molas, e ainda a teoria e definição de amplitude, freqüência e período, entre outros. São apresentadas ainda questões que servem de apoio para a compreensão das atividades, e que podem ser utilizadas como forma de avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.
DICAS:
- Após o trabalho com o software o professor poderá sugerir uma pesquisa sobre outras aplicações dos conceitos de Funções Trigonométricas.
- Após o trabalho com o software o professor poderá sugerir uma pesquisa sobre outras aplicações dos conceitos de Funções Trigonométricas.
Recursos Complementares
No link: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm22/historia.htm o aluno encontrará um texto que narra a história da Trigonometria, citando personagens que tiveram grande importância nos estudos referentes a esse conteúdo matemático. Nos seguintes links, o aluno encontrará uma vídeo-aula dividida em três partes que tem como tema as Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo: http://br.youtube.com/watch?v=FZLXujO3yw8 http://br.youtube.com/watch?v=YRt4Ni73954&feature=related http://br.youtube.com/watch?v=MJv5uLh30WQ&feature=related
Avaliação
A avaliação deverá ser feita de forma que se torne possível identificar através dos resultados das atividades sugeridas e da análise da participação dos alunos nas aulas, a capacidade desses:
- Reconhecerem as aplicações dos conceitos de Trigonometria em situações comuns ao seu dia-a-dia, como por exemplo em um jogo de Bilhar ou no trabalho com resultados de experiências da Física.
Através da atividade 2 que tem como base a utilização do software “Trigonometria com Molas” o professor poderá avaliar ainda a capacidade dos alunos de:
- Interpretar gráficos de Funções Trigonométricas, bem como construí-los;
- Relacionar os gráficos do Movimento Harmônico Simples com gráficos de funções trigonométricas;
- Reconhecer e Aplicar as relações trigonométricas presentes no estudo de triângulos retângulos.
Fonte: Portal do Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário